sábado, 12 de setembro de 2009

A Sala de Aula do Futuro

As Salas de Aulas do Futuro, concebidas a partir de rigorosos estudos ergonômicos, oferecem aos alunos maior conforto quanto à disposição dos computadores, móveis e iluminação para o melhor aproveitamento das atividades de ensino.

1 - SALA DE AULA DO FUTURO PARA ENSINO FUNDAMENTAL


No mundo atual, a informática já faz parte do cotidiano de nossos alunos. Com efeito, a tecnologia está presente nos brinquedos, nas agências bancárias, na TV , no cinema e nos computadores domésticos, levando lazer, serviços, entretenimento e educação. Assim, enquanto usam o computador em seu dia-a-dia, as crianças têm a chance de entrar no mundo da fantasia, superando de forma lúdica as dificuldades de aprendizado dos conceitos de ciências, matemática, física, história etc. Por outro lado, o uso das novas tecnologias permite aos educadores adotarem atitudes não diretivas, aumentando a capacidade criativa dos alunos, tendo em vista que estes passam a caminhar de acordo com sua capacidade de assimilação, escolhendo situações de aprendizagem não delimitadas pelo educador.

Partindo da realidade acima exposta, a Escola do Futuro propõe a Sala de Aula do Futuro para o Ensino Fundamental. Nesta, os alunos podem circular livremente, escolhendo situações de aprendizagem onde bancadas de computadores, vídeo e eletrodomésticos se encontram à disposição de todos. Desta forma, através de "workshops" e seminários, os educadores têm a oportunidade de explorar metodologias para o uso adequado das possibilidades da Sala de Aula do Futuro para o Ensino Fundamental.

2 - SALA DE AULA DO FUTURO PARA ENSINO MÉDIO E SUPERIOR



Esta sala é usada para os cursos de formação contínua de professores dos Ensinos Médio e Superior, assim como profissionais de empresas preocupadas em desenvolver projetos de capacitação utilizando as novas tecnologias de comunicação.

As bancadas de computadores, equipadas com micros multimídia ligados à rede Internet, possibilitam o desenvolvimento de projetos com recursos da telemática e da teleconferência nas mais diversas áreas do conhecimento.

Assim, a Sala de Aula do Futuro para o Ensino Médio e Superior abre a possibilidade de comunicação entre educadores e pesquisadores de diversas partes do mundo, estabelecendo um processo contínuo de desenvolvimento pessoal e profissional fundamentado no acesso à base de dados atualizados e a fóruns de debates com seus colegas em nível nacional e internacional.

3 - A TERCEIRA GERAÇÃO DA "SALA DE AULA DO FUTURO"




Em abril de 1999, a Escola do Futuro da USP foi convidada pela Câmara Brasileira do Livro para organizar um estande de 110m² no “Salão do Livro”, grande evento anual em São Paulo para a promoção e comercialização de livros. O resultado foi um ambiente com cinco setores: três para a exposição das empresas que patrocinaram o esforço conjunto (Siemens, com uma sala de teleconferência que foi muito usada para realizar reuniões eletrônicas com educadores no exterior; Sangari do Brasil, com equipamentos e kits para o ensino de ciências e tecnologia; e o Grupo Suzano, que divulgou o seu trabalho de proteção do meio ambiente na produção de papel e celulose); dois quiosques onde computadores agindo com “display” de multimídia animada mostravam os projetos em andamento da Escola do Futuro; e a nova “Sala de Aula do Futuro, terceira geração”, que representa um acréscimo às idéias de 1995, quando foram conceitualizadas e implantadas no primeiro andar do Centro Maria Antonia da USP, “Salas de Aula do Futuro” que compunham o Centro Capacitação Profissional de Educadores da Escola do Futuro. 

A mais nova sala representa uma solução para as idéias que estão circulando internacionalmente sobre a necessidade de prover grupos que estejam trabalhando com aprendizagem (seja na escola, seja na empresa ou em qualquer organização pública ou privada) com ambientes que facilitem a produtividade. A nossa proposta é um espaço totalmente flexível e de fácil reconfiguração: um conjunto de pranchetas (similares aos estandes para partitura usados pelos músicos) que pode ser disposto como o grupo desejar, e em qualquer configuração — circular, oval, quadrado, retangular, em forma de ferradura ou em bancadas opostas. Em cima de cada prancheta está um computador “notebook” (neste caso usamos os da Logger) para uso individual. E não há nenhum fio ou cabo presente. A fonte de energia é solucionada através da troca da bateria dos computadores a cada três ou quatro horas, e a rede local (LAN e WAN) é realizada através de um sistema (da Lucent) que emprega pequenos cartões de radiodifusão inseridos na abertura para os cartões PCMCIA em cada computador.

Finalmente, rodando nos computadores um software (da SpanWorks), versão beta, ainda em desenvolvimento, para o gerenciamento de reuniões, porque acreditamos que na sociedade de conhecimento o trabalho de todos será o de “aprender e agir”, e que o aumento constante da complexidade no mundo exigirá grupos de especialistas de campos do saber diferentes trabalhando em uma seqüência sem fim de reuniões, ora presenciais, ora virtuais, para realizar suas metas. Eis a terceira geração da Sala de Aula/Sala de Reuniões do Futuro, prestigiada pela Vice-Presidente da República, Marco Maciel, durante o Salão do Livro de 1999.

Centro de Capacitação Profissional
Cidade Univ. Armando Salles Oliveira
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, travessa 4 bloco 2
05508-900-São Paulo-SP
Tel./Fax: 3814-3690
Tel.: 3091-4928

Coordenação:
Beatriz Rizek
biarizek@futuro.usp.br 

Disponível em: http://www.futuro.usp.br/centro_capacitacao/salas_de_aula.htm. Acesso em: 21/08/2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...