Quer saber como anda sua atuação na administração eficiente do tempo? Responda as questões abaixo, o mais próximo possível da realidade. Depois confira o resultado.
Responda às questões com: Nunca - Às vezes - Várias vezes - Sempre
1)Você chega aos seus compromissos no horário combinado e sempre bem preparado em caso de reuniões/aulas:
2)Você verifica se há um relógio à vista nas salas de reunião/espera/aula/escritório:
3)As reuniões/encontros que você organiza, sejam de trabalho ou de lazer, costumam atingir os objetivos que você esperava:
4)As reuniões/encontros que você organiza costumam cumprir o horário previsto:
5)Você abre e examina as correspondências e documentos que recebe assim que eles chegam às suas mãos:
6)Lê, mesmo que rapidamente, todos os artigos importantes de jornais e revistas:
7)Você tira seu nome da lista de circulação de publicações/e-mail´s que não lê:
8)Você lê as mensagens recebidas por e-mail/carta/etc no mesmo dia em que as recebe:
9)Você consegue terminar as tarefas sem ser interrompido por colegas e/ou familiares:
10)Você decide quantas vezes pode ser interrompido ao longo do dia, em casa, na escola ou no trabalho:
11)Você reserva horários específicos para receber visita de amigos ou colegas, em casa ou no trabalho:
12) Você fecha a porta do escritório ou do seu quarto quando quer pensar em estratégias ou trabalhar:
13)Você diz às pessoas que retornará suas chamadas em seguida e cumpre isso:
14)Você costuma limitar a duração das chamadas telefônicas:
15)Você permite que um auxiliar, amigo, familiar ou secretaria “filtre” os telefonemas:
16)Você define quantas ligações você vai receber enquanto está realizando alguma tarefa importante:
17)Você passa os olhos pelas mensagens assim que recebe:
18)Você deixa para ler mais tarde as mensagens que recebe:
19)Você mantém sua caixa de entrada com um volume tolerável de mensagens:
20)Você sempre está limpando sua mesa/quarto do excesso de coisas e papéis:
21)Você delega a colegas/ familiares tarefas que poderia fazer pessoalmente:
22)Você sempre faz o acompanhamento das tarefas que delegou:
23)Você estimula os colegas a limitar suas mensagens para serem o mais breve possível:
24)Você avalia quem deve tomar conhecimento das informações que você transmite, em casa, escola ou trabalho:
25)Você mantém o equilíbrio entre o tempo para planejar e o tempo para executar tarefas:
26)Você elabora uma lista de atividades que têm que ser realizadas em cada dia:
27)Você tenta trabalhar um número determinado de horas, sem ultrapassá-lo:
28)Você faz um esforço para manter contato pessoal com seus colegas, amigos e familiares:
29)Você se concentra nas qualidades positivas das pessoas com as quais convive:
30)Você se certifica de que está em dia com as novidades tecnológicas:
31)Você armazena seus e-mail´s com o objetivo de lê-los mais tarde:
32)Você promove “faxinas” regulares nos seus arquivos de computador:
PESQUISA SOBRE HABILIDADES NO TEMPO
RESPOSTA:
Nunca – 1 ponto
Às vezes – 2 pontos
Várias vezes – 3 pontos
Sempre – 4 pontos
32–64 pontos – Aprenda a usar seu tempo com eficiência e reduza as horas gastas em atividades improdutivas
65-95 pontos – Você tem habilidades para administrar o tempo, mas pode melhorá-las.
96-128 pontos – Você usa seu tempo de modo eficiente. Busque modos de aperfeiçoar ainda mais suas práticas.
(PUBLIFOLHA. Como Administrar o tempo. Série Sucesso Profissional. Divisão de publicações do Grupo Folha. 1999)
Cidades inteligente: as 10 mais
Há 11 anos
Alcancei 80 pontos na resolução do teste. De acordo com o mesmo eu tenho habilidades para administrar o tempo, mas posso melhorá-las.
ResponderExcluirConsidero que uma boa administração do tempo exige planejamento, foco e principalmente disciplina.
Ao responder as questões percebi realmente que eu utilizo de algumas ferramentas para tentar controlar bem o meu tempo, definindo metas diárias a serem alcançadas, definindo horários para cada tarefa e também as prioridades dentre as tarefas. Considero-me uma pessoa organizada e um tanto quanto metódica, e acredito essas características pessoais também ajudam na definição desse planejamento.
Entretanto, a correta administração do tempo não envolve somente planejamento,mas a própria vida diária. Diversas distrações ou atividades algumas vezes improdutivas como telefone, perfis de internet e msn em excesso, estão presentes no meu dia-a-dia embora não as coloque no plano diário e nem defina e controle os horários para serem realizadas.
A não inclusão de atividades extras e principalmente, a falta de disciplina algumas vezes em seguir rigorosamente o que foi planejado, deixando também que essas ¨distrações¨ interfiram nas minhas atividades diárias, são o principal problema que encontro para uma administração mais eficiente do meu tempo.
Michelle,
ResponderExcluirBoa sua pontuação. Mas a gente sabe quando precisa melhorar. A atenção a esses "detalhes" que tomam nosso tempo sem muita produtividade é importante para organizarmos melhor nossa agenda e conciliarmos bem o que precisamos e queremos fazer.
Breve, trataremos da segunda tarefa em "Gestão do tempo" para vc tentar melhorar ainda mais sua pontuação e sua vida.
Oi Patricia! Resolvi fazer o teste assim que vi seu email, antes de começar uma atividade que nao poderia interromper. Atingi 82 pontos. Segundo o resultado tenho habilidades para administrar o tempo, mas posso melhorá-las. Ao meu ver muito pouco posso fazer para melhorar uma vez que minhas maiores falhas dizem respeito a interrupções de terceiros. Aqui em casa é impossivel fazer qualquer coisa sem ser interrompida, ninguem entende que estou fazendo coisas importates, acham que estou sempre disponivel para conversar ou ajudar. No trabalho a mesma coisa, a conversa paralela entre as pessoas prejudica a minha concentração e meus clientes me ligam varias vezes ao longo do dia, como se eu estivesse sempre a disposição... Cansa viu? Mas estou fazendo o que posso para melhorar, durante as aulas do mestrado mantenho o celular desligado. Já é um começo.
ResponderExcluirCinthia, realmente seu resultado é bom e é importante você saber que pode melhorar. Entendo bem o que vc relata, pq tenho trabalhado muito em casa e sei o como é difícil, ainda mais se tem crianças. Procurei arrumar um lugar para servir de escritório, organizando o que preciso por perto. Além disso, quando a casa (ou no trabalho) a conversa das pessoas atrapalha, coloco o 'fone" no ouvido e fico ouvindo uma música que não atrapalhe a concentração, um audio-livro ou mesmo assistindo aulas virtuais. Com isso, as pessoas não conseguem a comunicação e, se tentam, percebem que estão atrapalhando. Tente e veja se funciona com vc.
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