O que é
A Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo é uma entidade sem fins lucrativos reconhecida por sua intensa e responsável atuação na busca de melhoria na qualidade de ensino de arquitetura e urbanismo no Brasil.
Fundação
Foi fundada inicialmente em novembro de 1973 como associação de escolas de arquitetura e totalmente reformulada em 1985 transformando-se em uma entidade de ensino, com novas características, muito mais democráticas permitindo a ampla participação de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem da área de arquitetura e urbanismo e não somente seus dirigentes.
Atuação
A ABEA vem trabalhando desde 1989 na implantação de uma política nacional para o estabelecimento de perfis e padrões que assegurem a qualificação do profissional arquiteto e urbanista a altura dos desafios sociais do país e das demandas internacionais, presentes no processo atual de globalização.
A entidade tem participado ativamente, junto ao Ministério de Educação - MEC, no processo de avaliação da qualidade do ensino superior do país contribuindo, de forma eficaz, na elaboração das Diretrizes Curriculares para os Cursos de Arquitetura e Urbanismo exigidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB e em conjunto com a Comissão de Especialistas de Ensino de Arquitetura e Urbanismo - CEAU/SESu/MEC. Atualmente a ABEA vem acompanhando a Comissão de Avaliação do Curso de Arquitetura e Urbanismo, do INEP, nas formulações das diretrizes para o Exame Nacional de Cursos (Provão), onde a área da arquitetura e urbanismo estreou em 2002, e nas formulações das diretrizes para a avaliação in loco dos cursos.
A partir de 2003 a ABEA começou a participar do processo de organização das Conferências das Cidades e na Conferência Nacional realizada em outubro em Brasília foi indicada a compor o Conselho Nacional das Cidades.
A educação em arquitetura e urbanismo
Refletindo a demanda crescente da sociedade por arquitetos e urbanistas e a política atual do Ministério da Educação - MEC de ampliar o número de matrículas do ensino superior, a área de arquitetura e urbanismo vem crescendo significativamente, contando hoje com aproximadamente 40.000 alunos e cerca de 5.000 docentes. Do total de cursos em funcionamento, 85 deles já estão devidamente reconhecidos pelo MEC e são responsáveis pela educação de cerca de 4.000 profissionais arquitetos e urbanistas que ingressam, por ano, no diversificado mercado de trabalho brasileiro.
A ABEA vem atuando junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas - INEP, organismo gerenciador do Exame Nacional de Cursos - Provão no Ministério da Educação. Visando ampliar os instrumentos usuais de avaliação, a ABEA propôs a incorporação do Trabalho Final de Graduação - TFG como mais um instrumento de medição da qualidade dos cursos. O TFG permite conhecer critérios internos de avaliação em cada curso, temas mais freqüentes, nível de abrangência de cada trabalho, metodologias desenvolvidas, práticas pedagógicas adotadas, capacidade de resolução de problemas em arquitetura e urbanismo, dentre outros critérios. A proposta da ABEA quanto ao TFG ainda considera como fator de avaliação os "Trabalhos Finais de Graduação" cujo resultado permite medir qualitativamente o desempenho, confrontando-o com o universo de cursos no país. Tendo em vista a impossibilidade de no momento o TFG integrar a avaliação do Provão, a ABEA vem desenvolvendo proposta de um instrumento complementar de avaliação baseado no TFG. Imediatamente após a aplicação do primeiro Provão da área (jun. de 2002)a ABEA iniciou um amplo e democrático debate sobre o mesmo, visando o aprimoramento deste instrumento de avaliação e analisando suas inter-relações com os demais.
http://www.abea-arq.org.br/
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