quinta-feira, 10 de junho de 2010

Aula Virtual 04 - Didática Aplicada - Avaliação do Ensino Superior






Plano de Aula :
A Avaliação do Ensino Superior



1. Dados de Identificação

Disciplina: Didática Aplicada Carga Horária: 45 h
Aula nº.: 13 Carga Horária: 3 h
Data: 8/6/2010
Professora: Patrícia Fraga
Colaborador: Leonardo Rodrigues

2. Ementa

- Conceito de Avaliação
- Tipos e modelos de avaliação do Ensino Superior
- Evoluções no critério de avaliação do Ensino Superior
- Objetivos e expectativas da avaliação do Ensino Superior

3. Finalidade

3.1. Objetivos Gerais
Apresentar e debater junto ao corpo discente os critérios, modelos e métodos de avaliação do ensino superior no país.

3.2. Objetivos Específicos
Demonstrar e analisar o processo de avaliação do ensino superior brasileiro.
Suscitar a visão crítica sobre os fatos e opiniões existentes sobre a avaliação – em uma visão mais abrangente – e seus desdobramentos na avaliação do ensino superior no Brasil.
Identificar os agentes envolvidos no processo de avaliação do ensino superior.
Evidenciar as conseqüências das ações empregadas e críticas e alternativas formuladas frente ao processo vigente de avaliação.

4. Conteúdo

· Reflexão sobre avaliação no ensino superior
Ü Para quê avaliar?
Ü Para quem avaliar?

· As avaliações do ensino superior - graduação
Ü Tipos e modelos
Ü Evoluções
Ü As críticas e a identificação das motivações da avaliação.

· As avaliações do ensino superior – pós-graduação
Ü Tipos e modelos
Ü Evoluções
Ü As críticas e a identificação das motivações da avaliação.


5. Estratégias
· exposição textual de conteúdo; debates; artigos e reportagens


6. Recursos
· web-classe; computador; internet;blog


7. Avaliação
· participativa


8. Referência Básica



BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário
Oficial: Brasília, DF. Disponível em: http://legislacao.planalto.gov.
br

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes
e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: Brasília,
DF. Disponível em: http://legislacao.planalto.gov.br

COYUNJI, Michele. Ensino Superior no Brasil: Características atuais e tendências futuras. In.: RABELO, Patrícia Fraga Rocha e BARON, Sandra Cabral (org.). Diálogos de Arquitetura, Urbanismo e Educação.

CAVALCANTE, Joseneide Franklin. Educação superior: conceitos, definições
e classificações /– Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais, 2000. Disponível em: http://www.publicacoes.inep.gov.
br/arquivos

FREIRE, Jerônimo. Por onde caminha o ensino superior no Brasil? Universia.
Disponível em:


9. Referência Complementar


Ministério da Educação
<www.mec.gov.br>
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior <www.capes.gov.br>
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico <www.cnpq.br>
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira <www.inep.gov.br>
Universidade Federal Fluminense
<www.uff.br>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...