terça-feira, 8 de junho de 2010

Aula virtual 04 - Didática 2010-1 - Avaliação do Ensino Superior




AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

1) Gostariamos de abrir para a discussão o que vocês pensam sobre a palavra AVALIAÇÃO? Quais os conceitos e palavras chaves que estão atreladas à ela? Pense nestas palavras/conceitos antes de prosseguir a leitura do material.

2) Sugerimos a leitura dos textos abaixo para um melhor entendimento dos temas em debate:

3) E paralelamente, proponho assistirmos 2 (dois) videos onde, em um deles, está expressada a posição oficial sobre o enade - instrumento de avaliação do ensino superior, no nível da graduação - e outro, uma crítica de um programa televisivo de humor, fundamentada. Comentem esses vídeos.



4) O que você acha do sistema de avaliações proposto pelo SINAES?

9 comentários:

  1. Pessoal, é importante o retorno de vocês para o desenrolar das atividades! Por favor, postem seus comentários.

    Leonardo.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia colegas.

    Inicio a discussão fazendo algumas colocações, no que diz respeito a avaliação, obtidas através de pesquisa e que com certeza, vai corroborar com nosso entendimento:

    No que diz respeito a avaliação a mesma é uma constante em nosso dia-a-dia. Não aquela que faz ou que esta comprometida a fazer quando se enconta na instituição de ensino, mas um outro enfoque, como aquele em que avalia-se as impressões e sentimentos. É assim que, nas interações cotidianas, em casa, em nossa trajetória profissional, durante o lazer, a avaliação sempre se faz presente e inclui um julgamento de valor sobre nós mesmos, sobre o que estamos fazendo, sobre o resultado de trabalhos.
    Na instituição de ensino, a avaliação se insere sobre ações ou sobre objetos específicos - no caso, o aproveitamento do aluno."Trazemos ainda uma forte marca norte-americana nas formas de trabalho, nos livros-texto, nas programações, nas ações de alteração curricular e, conseqüentemente, nas formas de avaliação."
    "Vários autores conseguiram teorizar o cotidiano e a prática social, mostrando que as escolas possuem dentro delas, e a sociedade também, formas de resistência, no sentido de se oporem e recriarem a ideologia."

    Nesse contexto, frisa-se que os mestres não estão satisfeitos (salvo exceções) com a avaliação que fazem. Querem melhorar o processo de avaliação e, mais ainda, consideram que mudando a avaliação melhora-se a qualidade de ensino.
    "Porque a avaliação é intrinsecamente ligada ao processo pedagógico que nós estamos desenvolvendo. A avaliação faz parte desse processo, mas não podemos fazer o caminho inverso - ter a crença de que mudando o processo de avaliação, exclusivamente, melhora-se a qualidade da Educação."
    "A avaliação deve ser melhorada sim, mas dentro do conjunto das práticas educativas do qual ela faz parte. Sem isto, não tem sentido trabalhar especificamente sobre a avaliação."
    "A avaliação está-se tornando o centro da aula, em torno do qual tudo gira. Só que em vez de centralizar a ação nos processos de produção de conhecimento, de ensino-aprendizagem que envolvem as pesquisas e as relações professor-aluno, tudo é voltado para a avaliação."
    "Por que a avaliação se tornou uma prática educacional tão poderosa? Ela faz o quê? Ela se tornou uma prática ameaçadora, uma prática autoritária. Mas ela não é isoladamente autoritária. Ela o é, porque está no bojo de um conjunto, de uma Educação entendida como transmissora de informações, que é igualmente autoritária."

    "Trabalhar com avaliação é importante, no sentido de que a entendamos vinculada a uma prática educacional necessária para que se saiba como se está, enquanto aluno, professor e conjunto da Escola; o que já se conseguiu avançar, como se vai vencer o que não foi superado e como essa prática será mobilizadora para os alunos, para os professores, para os pais."

    Palavras Chaves: impressões e sentimentos, instituição de ensino, cotidiano e centralizar


    abraços, Rovane.

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite pessoal. A palavra avaliação sempre me assustou, desde pequena, na escola e não mudou muito minha forma de ver. Falou em avaliação me dá até arrepio. Talvéz porque esse sistema de averiguar se o aluno captou ou não o conteúdo seja, ainda hoje, equivocado.
    Falar sobre o enade, método de avaliação do ensino superior, confesso que tenho pouco a falar por que não fui selecionada para fazer essa prova em nenhum momento da faculdade. Porém, os comentários são de que essa prova é uma máquina de propaganda do governo. Acho que se realmente levantasse as quesatões ligadas aos cursos oferecidos, e as questões de instalações das instituições públicas de ensino superior, estas deveriam estar bem mais equipada e com professores mais qualificados. Não adianta o governo dar o conceito do enade e largar mão da universidade sem propor melhorias e sem enviar as verbas para melhoria.
    Acho que a avaliaçãop do ambiente de estudo pode dizer muito mais do que uma prova com teorias e com "babações" sobre o trabalho do governo. A satisfação dos alunos em frequentar as aulas, a satisfação em desenvolver pesquisas, isso sim mede se a universidade é boa ou ruim. Fico por aqui para não me estender e ninguém ler meu comentário. Abraço a todos. Não esqueçam de enviar os artigos para o COBENGE até dia 14 de junho.

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal!

    Concordo com os comentários acima. Penso que a avaliação é uma maneira de verificar se o processo ensino-aprendizagem está no caminho certo, ou seja, se está havendo troca de conhecimentos, aprendizagem. Porém, o sistema de avaliação utilizado no Brasil, tanto em escolas quanto em universidades, a meu ver, não é o ideal. Também me assusto com a palavra avaliação. Só de pensar que estou fazendo algo para receber uma NOTA, fico super nervosa!

    Assim, acredito que os vídeos postados demonstram este quadro deficitário da avaliação e dos sistemas de avaliação, que estão longe de resolver os problemas reais da educação no Brasil.

    Bom, vou ficando por aqui...

    Abraços,
    Sabrina

    ResponderExcluir
  5. É isso aí. Estamos sempre em constante processo de avaliação. Um constante apreciar presente nas atividades humanas. No caso do ensino acredito que a avaliação deveria auxiliar o crescimento do aluno. Alguns autores consideram a avaliação como “um processo abrangente da existência humana, que implica uma reflexão crítica sobre a prática, no sentido de captar seus avanços, suas resistências, suas dificuldades e possibilitar uma tomada de decisão sobre o que fazer para superar os obstáculos”. Elaine A. Petrin sugere algumas reflexões: para que avaliar; o que avaliar, e como avaliar.
    O aspecto positivo do SINAES é o da avaliação de todos os elementos que compõe a Educação superior. Pois a avaliação deve ser um trabalho participativo, com a integração de todos os agentes e aspectos envolvidos (com toda a sua abrangência), na busca de bons resultados na educação: aluno, professor, instituição. Se o Sistema efetiva a avaliação de forma integrada é o que é necessário pesquisar.

    ResponderExcluir
  6. Iniciarei com uma busca no dicionário para responder a pergunta:
    Avaliação "stricto sensu" é: 1. Determinar o valor de; 2. Compreender; 3. Reputar-se; 4. Conhecer o seu valor;
    Fiz essa busca para ver se eu não estava perdido. Bom... pensando na palavra avaliação e assistindo aos vídeos sugeridos quero colocar duas coisas distintas:
    I - Julgo importante uma avaliação às faculdades para que elas não fiquem indo de encontro apenas aos seus interesses. Uma avaliação mais global, como no caso do Enade, junto com avaliação de questões relacionadas aos currículos, trabalhos dos professores, pesquisas, laboratórios, instalações, equipamentos.... dentro da Universidade considero válido. Apenas uma avaliação, solta, sem contextualização junto com outros parâmetros que a acompanhem não seja de grande valia por simplificar os critérios.
    2 - Outro ponto foi sobre o CQC. Qualquer avaliação ou qualquer coisa que façamos na vida que seja fraudulenta ou sem ética ou caráter... não vale de nada. Mas prefiro acreditar que este não seja o foco do Enade.
    CONCLUSÃO: Considero a avaliação importante e necessária!!!!!!
    Danilo Saccomori

    ResponderExcluir
  7. Vejo que a avaliação hoje é o principal objetivo das escolas, desde o primeiro grau, que estão “jogando” para os alunos uma grande quantidade de trabalho, na busca por quem serão as escolas que conseguem os melhores resultados no Vestibular, sobrecarregando os alunos. Tenho pena do meu filho que ainda vai começar a estudar... Espero que isto mude. Acho que a avaliação deve fazer parte do dia-a-dia do aluno, ao longo do processo de aprendizagem, mas mudando somente o processo de avaliação, não quer dizer, exclusivamente, melhoria da qualidade do ensino. Como a Bárbara disse, acho que o fato do aluno estar satisfeito em freqüentar as aulas e em desenvolver pesquisas, já é uma melhor mostra da qualidade de uma Universidade e uma das formas de avaliação do ensino.
    Nunca fiz o ENADE, fiz na época, o chamado “provão”, que a meu ver, não permitia uma avaliação da Universidade completa, já a proposta do ENADE parece ser mais interessante, pois tem como objetivo tentar trazer a percepção do estudante sobre o seu curso, o projeto pedagógico, e as condições de funcionamento, levando em conta a opinião do aluno, principal cliente da universidade, sendo a sua participação de extrema importância para o processo de ensino-aprendizagem.
    Já o SINAES procura fazer uma avaliação do ensino, da pesquisa e extensão, da responsabilidade social, do desempenho dos alunos, da gestão da instituição e corpo docente, das instalações, entre outros. E com os resultados, traçam um panorama da qualidade dos cursos, disponibilizado às instituições, aos órgãos governamentais e aos estudantes, para que estes possam saber e escolher quais instituições irão cursar.

    ResponderExcluir
  8. Pessoal,
    Tivemos ótimos comentários sobre o assunto.

    Acredito que uma consideração importante a ser captada é de que toda avaliação está atrelada à um juízo de valor e um interesse. Nenhumm de nós é desprovido totalmente de juízo de valor, o que faz com que avaliemos e julguemos a todo instante, à partir de nossas vivências e formações.
    Como educadores, é importante pensarmos as avaliações de maneira crítica, ponderando as especificades e complexidades de cada situação.

    ResponderExcluir
  9. Leonardo, a sua contribuição pós-comentários, foi realmente muito boa e conclusiva. Comungo desta opinião de extremo julgamento de valor em avaliações. E aplicação de um sistema 'falido'. E as avaliações como ainda encontramos nas escolas, valorizam ainda a memorização e um processo de assimilação, diferente dos padrões e níveis que eu entendo como desejáveis à educação.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...