Aula do dia 20/04
Colaboração: Mônica Caldas
Colaboração: Mônica Caldas
Objetivo da aula:
Auxiliar a pesquisa e escolha do tema do artigo científico para o Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), que acontecerá em Fortaleza de 12 a 15/09/2010.
Orientar o aluno em conhecimentos, técnicas e metodologias relacionadas à elaboração de um artigo científico.
Auxiliar a pesquisa e escolha do tema do artigo científico para o Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), que acontecerá em Fortaleza de 12 a 15/09/2010.
Orientar o aluno em conhecimentos, técnicas e metodologias relacionadas à elaboração de um artigo científico.
Atividades propostas:
- Os alunos devem ler as informações gerais sobre o COBENGE (http://www.cobenge2010.com.br
) - Participe deste blog, postando em comentário aí abaixo, compartilhando o título do seu artigo, quem são os autores, em que temática do evento ele se insere e coloque um resumo das idéias que você tem para desenvolver o trabalho (qual o objetivo, de que modo você quer tratar o tema, metodologia, etc)
Prazo para participação inicial: 20/04 a 30/04
Olá colegas, voltei da minha viagem a Florianópolis, e agora Arquiteta e Urbanista, foi minha formatura esse fim de semana, por isso me ausentei da UFF. Pretendo escrever um artigo na sessão temática 3. Implementação de diretrizes curriculares. Como estou direcionando o mestrado ao tema de Arquitetura Rural, pretendo escrever sobre a importância da implementação da disciplina nas escolas e faculdades de arquitetura e urbanismo, fazendo uma análise da ruralidade no Brasil e as formas com que as arquiteturas se impõe ao longo da história. Abraço.
ResponderExcluirEsqueci de comentar que esse tema do artigo será trabalhado por mim e pela Fernanda Valoto.
ResponderExcluirPretendo escrever o artigo dentro do tema 8: Avaliação de cursos, exame nacional e desempenho de estudantes e avaliação institucional
ResponderExcluirO tema escolhido para o artigo trata do exame nacional e desempenho dos estudantes, com o objetivo de avaliar os resultados nestes exames a partir de uma análise dos cursos. As questões levantadas são as seguintes:
- O que o resultado dos exames nos diz sobre estes cursos, qual é a relação entre os cursos e estes resultados?
- Quais são estes resultados?
- O que tem sido feito pra mudar os resultados negativos, caso existam?
- Novas possibilidades
A partir de um trabalho já realizado no período passado na aula de didática, que avaliou cursos particulares e públicos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, em duas diferentes regiões do Brasil, no Sudeste e no Nordeste, se tem como objetivo mostrar como a avaliação do ensino destes cursos influenciam nos resultados do exame nacional e no desempenho dos estudantes.
Nossas informações preliminares para o artigo
ResponderExcluirAutores: Carolina Maria Rebouças França Eliana Santos Junqueira de Andrade
Patrícia Fraga Rocha Rabelo (Profª)
Tema: Ensino à distância
Título provisório: O potencial do ensino à distância na capacitação do setor público.
Objetivos:
- Caracterizar a técnica respondendo seguintes questões:
1. Quais as vantagens e desvantagens dessa técnica de ensino? 2. Quais as principais habilidades dos educadores para utilização dessa técnica educativa? 3. Que condições técnicas, materiais e pedagógicas são necessáras para implementar os cursos? 4. Que estratégias devem ser utilizadas para estimular os alunos a participar voluntariamente?
- Analisar a efetividade da técnica no âmbito do setor público fora dos grandes centros (em municípios de pequeno e/ou médio porte)
Recorte físico e temporal: Municípios do Estado do Rio de Janeiro no início do século XXI
Metodologia:
O artigo será resultado de pesquisa bibliográfica com finalidade descritiva e explicativa e prosseguirá com os seguintes procedimentos: a revisão e seleção bibliográfica relativa e a investigação documental na mídia eletrônica (internet) de órgãos públicos dos municípios de pequeno e médio porte no Estado do Rio de Janeiro.
Esta proposta ainda vai ser avaliada pela Profª Patrícia.
ResponderExcluirAbraços,
Carol
Gostaria de elaborar um artigo com o tema 9. Pesquisa e Extensão na formação profissional,onde seriam levantadas as vantagens da pesquisa e da extensão universitária enquanto instrumento de formação de mais ampla do profissional equanto cidadão e responsável técnico (e social) em sua área. Além do estimulo à busca/produção do conhecimento e não mera reprodução mercadológica.
ResponderExcluirAcredito que a fundamentação da pesquisa seria feita à partir de entrevistas com professores e ex-alunos com este perfil.
Aguardo críticas, comentários e ajudas...
Atenciosamente,
Leonardo.
Pretendo escrever o artigo dentro do tema 1: Experimentações Metodológicas (diferentes dinâmicas para o ensino na Arquitetura e Urbanismo).
ResponderExcluirTítulo:
O Ensino de Projeto na Graduação em Arquitetura - A importância do embasamento teórico no Processo Projetual
O tema escolhido trata do seguinte problema:
A segmentação das disciplinas ministradas na Graduação em Arquitetura dificulta o desenvolvimento projetual do aluno, uma vez que o processo de concepção deve envolver os aspectos teóricos, históricos, críticos, técnicos e o detalhamento. Então, como podemos integrar as disciplinas teóricas e práticas no processo de concepção do projeto arquitetônico?
Objetivo do artigo:
Propor uma metodologia de ensino de projeto visando a interdisciplinaridade.
Justificativa para esta proposta:
O sistema de ensino de graduação tem grande importância na formação cultural e profissional do aluno de arquitetura. Propor uma nova metodologia de ensino de projeto corresponde a propor uma melhor formação do aluno, tornando-o consciente de seu papel como profissional capaz de exercer a arquitetura em sua plenitude.
Bom, a idéia é desenvolver sobre a temática seis do congresso, que trata sobre o ensino à distância.
ResponderExcluirO artigo será elaborado por mim e pela Flora e assim que definirmos melhor qual será a abordagem postaremos nossa questão e objetivos aqui no blog.
Eu pretendo escrever sobre o tema 17: "O papel das organizações da sociedade na formação de engenheiros". O artigo pretende analisar a integração entre as universidades e as instituições públicas e privadas na formação de engenheiros. Objetiva mostrar como os programas de trainee para grandes empresas passaram a ser objeto de disputa de universitários e engenheiros recém-formados, em busca não só de melhor qualificação para o mercado de trabalho, como também, e principalmente, sua continuidade na organização após o término do programa. Dentro da análise pretende fazer quadro-comparativo das principais empresas que oferecem programas de trainee e sua relação de candidatos/vaga que geralmente são muito superiores a dos concursos públicos e do vestibular. Este estudo também pretende mostrar como as empresas utilizam deste programa para identificação de novos talentos.
ResponderExcluirJá foram escolhidos os temas: 1,3,6,8,9 e 17.Dois grupos escolheram o tema 6 "Educação à distância".
ResponderExcluirÉ importante a escolha do tema para que se inicie a pesquisa o quanto antes,pois os prazos estão correndo...
Trabalhei em dois projetos interessantes na Escola de Arquitetura e gostaria de propor um estudo de caso baseado no conteúdo de um dos dois projetos.
ResponderExcluirO primeiro foi um projeto de extensão que trabalhei chamado " Conforto ambiental, eficiência energética e paisagismo para todos" este projeto foi aplicado no município de Quissamã e seu objetivo era aproximar a comunidade das técnicas sustentáveis aprendidas na faculdade. Nunca tinhamos dado um curso antes e como marinheiros de primeira viagem aprendemos muito sobre como ensinar.
O segundo trabalho está relacionado a interdisciplinaridade. Desenvolvemos um trabalho entre pesquisa de conforto e ensino de maquetes. Usamos a disciplina de maquetes para construção de modelos para estudo de ventilação e insolação. Foi possível trabalhar as técnicas de execução junto com a proposta dos modelos. Eu enquadraria estes projetos nos temas: pesquisa e extensão na formação profissional e formação profissional e responsabilidade social. O que me preocupa é como abordar um destes trabalhos já que o congresso está voltado para engenharia... o que vcs acham?
Olá a Todos,
ResponderExcluirEscolhi o n° 13. Integração entre pós-graduação e graduação.
Como o meu objetivo principal é entrar de vez para a área acadêmica, pensei em elaborar um artigo visando esse tema para possibilitar, como o próprio diz, integrar os diferentes cursos e permitir tb que os alunos de graduação possam ter ideias mais claras e maior compreensão sobre os objetivos e fundamentos da pós.
Algo por esse caminho.
Abraços e até mais
Tanto o tema nº 13 sobre integração entre pós- graduação e graduação, escolhido por Danilo, quanto o tema de interdisciplinaridade são temas bem atuais e com bastante relevância.
ResponderExcluirCarla, acho que o caminho de utilizar o aprendizado de suas pesquisas desenvolvidas na graduação sendo enquadradas no tema "Pesquisa e extensão na formação profissional" é um ótimo caminho.
Abç,
Mônica
O Título é a EDUCAÇÃO CONTINUADA.
ResponderExcluirAutores - ROVANE e LUCIANA
Temática- Educação Continuada como um novo conceito.
Resumo:
Educação Continuada não é um conceito novo, mas nestes últimos anos vem ganhando especial relevância, tendo em vista as recentes transformações no mundo do trabalho e no conjunto da sociedade. Educação Continuada é aquela que se realiza ao longo da vida, continuamente, é inerente ao desenvolvimento da pessoa humana e relaciona-se com a idéia de construção do ser. Abarca, de um lado, a aquisição de conhecimentos e aptidões e, de outro, atitudes e valores, implicando no aumento da capacidade de discernir e agir. Essa noção de educação envolve todos os universos da experiência humana, além dos sistemas escolares ou programas de educação não-formal. Ela implica repetição e imitação, mas também apropriação, ressignificação e criação.
O Objetivo, é fazer com que haja uma mobilicação. Enfim, o intuito de que a idéia de uma Educação Continuada associar-se à própria característica distintiva dos seres humanos, a capacidade de conhecer e querer saber mais, ultrapassando o plano puramente instintivo de sua relação com o mundo e com a natureza.
Metodologia, pesquisas, entrevistas, etc
Danilo,
ResponderExcluirAdorei sua abordagem. É isso ai vamos esclarecer.
Abraço,
Carol
Respostas ao questionário da Mônica:
ResponderExcluir1) Erros: desatenção (secretária digitadora), autoconfiança demais (do arquiteto), confiança no trabalho de terceiros (do arquiteto em relação a secretária), trabalhos realizados “em cima da hora” (por todos), falta de revisão (de todos), falta de comunicação adequada (ligações), falta de confirmação dos receptores das informações (telefone), falta de autoconfiança (do amigo da estagiária).
Como evitá-los: o trabalho, sempre que possível, ser feito de maneira antecipada, sempre revisar todos os projetos, em todas as fases, confirmar as entregas das informações com o receptor.
2) A autoconfiança fez com que o arquiteto, principal gestor do projeto, se deixasse influenciar pelo tamanho da obra. A fama e o poder bloquearam as corretas e necessárias visões para que o projeto desse certo. Do mesmo modo se procede na pesquisa científica. Uma apresentação em congresso, um convite para abertura de exposições... não podem ser influenciadas pelo sucesso do trabalho realizado pelo autor.
3) Na minha visão, há duas possibilidades. A primeira, pessoal, de confirmação, identificação com o tema a ser abordado. O quão íntimo ou o desejo de intimidade com relação ao tema escolhido você tem ou almeja ter. A segunda possibilidade, científica. Como eu posso ter acesso às informações, aos textos já escritos, a relação prática de acessibilidade ao local ou as pessoas para pesquisa, qual o grau de conhecimento, o grau de profundidade técnica que eu posso alcançar.
Parece que a maioria já escolheu seus temas. Quem ainda falta, é preciso se ligar nas datas, para não perdermos os prazos, pois é complicado fazer o artigo de um dia para outro, ok.
ResponderExcluirA Mônica já colocou algumas observações, mas vou inserir outras e complementar também.
Danilo e Carla, acho que os temas que vocês colocam são interessantes. Danilo precisa amadurecer os objetivos que pretende abordar para poder delimitar o tema. Talvez um estudo sobre o trabalho que o próprio mestrado da gente vem fazendo.
Carla, o tema de sustentabilidade envolve arquitetos e engenheiros. Talvez sua abordagem pudesse ser no item 9.Pesquisa e Extensão na formação profissional, como já foi colocado ou até no 1. Experimentações metodológicas, se você quiser entrar na discussão de integração entre arquitetura e engenharia. Amadureça também os objetivos do que quer escrever que vai lhe ajudar.
Rovane e Luciana, a temática também está bem interessante, mas eu sugeriria, já que é um congresso de engenharia, que vocês incluissem no título Educação continuada: um novo conceito na Engenharia e na Arquitetura, por exemplo.
Algumas pessoas já apresentaram o que tínhamos solicitado: tema, breve resumo do artigo, objetivo, metodologia. Agora é hora de ir aprofundando nessas identificações. Quem ainda não chegou nessa fase, é preciso se adiantar para não ter dificuldades depois.
Só esclarecendo: fundamentação teórica é o que você vai buscar nos livros, artigos, textos, etc, do que já foi escrito no tema. A metodologia de trabalho (para uma análise, comprovação de dados, etc), pode envolver não só a revisão bibliográfica, mas também trabalho de campo, com entrevistas, questionários, etc. Cuidado para não confundir
Fundamentação com Metodologia.
Bom, antes tarde do que nunca!
ResponderExcluirEstou finalizando o artigo para o tema: Formação profissional e responsabilidade social. O titulo do trabalho é Universidade, Ordem e Progresso.
Rita Rocha