Gostariamos que depois da leitura do texto, e de assistirem a apresentação (links abaixo), os colegas deverão escolher uma das aulas dessa nossa disciplina, a que lhe foi mais marcante, identificar os métodos de ensino utilizados, e comentar.
Texto-resumo sobre Planejamento do Trabalho pedagógico
Apresentação sobre Planejamento do trabalho pedagógico
Abraços de Fabrícia e Ney.
Gosto das aulas com Power Point... Fica mais fácil e interessante acompanhar o assunto da aula.
ResponderExcluirConcordo com a Fernanda. Também achei as dinâmicas aplicadas pelo Leonardo (onde você tem que falar seu número e jogar a bola para outra pessoa falando o número dela) e pela Ana Luiza (caixa com espelho em seu interior) super interessantes pois estimulam o raciocínio e a reflexão.
ResponderExcluirAcho que os dois métodos são complementares, pois algumas pessoas tem maior facilidade de fixação com a leitura individual... já outros alunos "pegam" a matéria mais fácil. O Power Point auxilia tanto o professor quanto o aluno a acompanhar melhor a aula e também ajuda a fixar os conteúdos falados e comentados pelo professor. O planejamento da aula é imprescindível, levando-se em consideração que cada turma é uma turma, na tentativa de sempre promover o envolvimento dos alunos. É importante que o professor sempre esteja buscando novas formas de lecionar.
ResponderExcluirAcho que cada aluno tem uma maneira diferente de aprender, e quanto mais ferramentas forem apresentadas, melhor é o grau de aprendizagem da turma. Eu costumo ser bastante visual e esquemática, logo sempre procuro imagens para associar os temas, bem como faço mil esquemas com setas, onde uma palavra leva a outra e remete certos temas. Assim eu acho que aprendo. Porém, nem todos são assim, muitos são mais auditivos, entre outros. Por isso é interessante a aplicação de diversos métodos sobre um mesmo conteúdo. Abraço a todos.
ResponderExcluirCada método tem sua peculiaridade e deve reforçar uma intenção de parte (ou de como) se quer transmitir determinada informação.
ResponderExcluirAchei interessante a aula colaborada (se não mme engano) pela Eliana, onde em grupo preparamos idéias sobre o assunto que depois expomos em roda de debate. Me identifico mais com este tipo de aula.
Oi pessoal,
ResponderExcluirGostei muito da aula dada pelo Danilo que tivemos quer ler alguns textos (entre eles alguns do Rubem Alves). Acho sempre interessante qnd o aluno tem o conhecimento prévio do assunto, o que o deixa mais preparado para o debate. A discussão em pequenos grupos e depois a exposição das idéias para toda a turma permitiu uma atividade cooperativa e reforçou um processo ativo de ensino-aprendizagem (através do diálogo).
Oi Pessoal,
ResponderExcluirCom muito atrazo, mas aqui vão meus comentários. Considero o planejemnto fundamental para todo o tipo de atividade. Trabalho, lazer, administração da casa, de nossa vida particular e como não poderia ser diferente, das aulas. As aulas mais variadas são as mais interessantes. A combinação de técnicas e táticas estimula o aluno. Nossas aulas procuraram seguir esses princípios. Achei todas muito interessantes e participativas, o que é melhor ainda.
Oi turma,
ResponderExcluirBom... além dos escritos anteriores, gostaria de acrescentar um ponto sobre o professor. Power point é bacana, e como muitos, eu também gosto. Mas vc já assistiu um power point chato pra caramba, não já?! Então, quero dizer que não é só a ferramenta que utilizamos para lecionar que deva ser o foco para se obter uma boa aula, mas, além dela, precisamos incorporar dados interessantes, formas e objetos interessantes para se passar o conteúdo, formar um todo atrativo. Incluo nesse caso o professor. Um super mega power point com um professor "mala", provavelmente vai deixar a aual "mala". O professor precisa ser dinâmico, atrair também, junto com as ferramentas, a atenção e o interesse dos alunos.
Respondendo a questão. Gostei da aula que ganhei um chocolate e das aulas que tive a oportunidade de expor meus pensamentos.
Oi turma,
ResponderExcluirBom... além dos escritos anteriores, gostaria de acrescentar um ponto sobre o professor. Power point é bacana, e como muitos, eu também gosto. Mas vc já assistiu um power point chato pra caramba, não já?! Então, quero dizer que não é só a ferramenta que utilizamos para lecionar que deva ser o foco para se obter uma boa aula, mas, além dela, precisamos incorporar dados interessantes, formas e objetos interessantes para se passar o conteúdo, formar um todo atrativo. Incluo nesse caso o professor. Um super mega advanced power point com um professor "mala", provavelmente vai deixar a aual "mala". O professor precisa ser dinâmico, atrair também, junto com as ferramentas, a atenção e o interesse dos alunos.
Respondendo a questão. Gostei da aula que ganhei um chocolate e das aulas que tive a oportunidade de expor meus pensamentos.