A discussão de EAD é interessante. Curioso é o lugar onde vai acontecer: Ilha do Portal Educação no Sencond Life, dia 26/11/09.
Inscrições gratuitas. Certificados digitais.Vagas limitadas
Detalhe: Para se inscrever é preciso ser usuário do Second Life
Programação: |
|
 | | Propostas Pedagógicas para utilização de ferramentas da WEB 2.0 em atividades para EAD e Objetos de Aprendizagem
Daniele Navarro Dias Andrade (Danievers Draconia) e Daniel Ventura Damaceno (Daniel Maesar) - Portal Educação.
horário de Brasília: 10h • 12h local: Ilha do Portal Educação no Sencond Life
|
|
Resumo:
Atualmente a WEB 2.0 traz diversas ferramentas que podemos trabalhar em cursos a distância. Designers Instrucionais juntamente com Tutores e Pedagogos podem realizar diversas atividades interativas e imersivas para os alunos de EAD, basta criatividade e conteúdo para tal. Esta palestra busca alternativas criativas para o uso destas ferramentas que incrementam cursos e promovem maior interação entre alunos e tutores, possibilitando a construção do conhecimento coletivo e atendendo a diversos estilos de aprendizagem. Um dos recursos que um Designer Instrucional também pode utilizar na construção de um curso a distância de sucesso são os objetos de aprendizagem. Em um segundo momento desta palestra, será abordado o processo de criação e produção de um Objeto de Aprendizagem. Desde o momento em que o DI roteiriza o curso – criando o briefing - até o momento em que se realiza a aprovação e inserção deste no curso. |
|
|
 | | Dramatização e Role Play no Second Life como estratégia de aprendizagem imersiva
Paula Carolei
horário de Brasília: 13h • 15h
local: Ilha do Portal Educação no Sencond Life
|
Resumo:
A atividades será uma vivência de algumas técnicas de Dramatização e Role Play no Second Life seguida das discussão das possibilidades dramáticas e educacionais das técnicas vivenciadas.Vamos enfocar a cosntruções e/ou escolha de um ambiente, a criação de um roteiro inicial com problematizações e conflitos propostos ou previstos e técnicas de condução dessas vivências. |
|

Carolei Caedmon | Paula Carolei
Doutora e Mestre em Educação pela FEUSP e UNICAMP. Especialista em Multimídia em Negócios e Educação pela Universidade Anhembi Morumbi e Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela USP.Coordenadora o curso de pós-graduação em Tecnologias na Aprendizagem do SENAC-SP.
|
| |
|
|
|

Violet Ladybird | Eliane Schlemmer
É doutora em Informática na Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, onde desenvolveu a Tese “AVA: Um Ambiente de Convivência Interacionista Sistêmico para Comunidades Virtuais na Cultura da Aprendizagem”. É mestre em Psicologia também pela UFRGS, onde desenvolveu a Dissertação “A Representação do Espaço Cibernético pela Criança, na Utilização de um Ambiente Virtual” é Bacharel em Informática: ênfase em análise de Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. |
| |
 |
| |
|
 | | Universidade do Brasil Virtual - O uso de metaversos em Educação
Prof. MSc. Marcos Pereira (Archanjo Arcadia)
horário de Brasília: 19h • 21h
local: Ilha do Portal Educação no Sencond Life
|
|
Resumo:
A palestra apresentará as atividades educacionais da Universidade do Brasil Virtual e do professor Marcos Archanjo, através do seu avatar Archanjo Arcadia, no metaverso do Second Life e seus futuros desdobramentos usando o OpenSimulator, um metaverso de código aberto. |
|
|

Archanjo Arcadia | Prof. MSc. Marcos Pereira
Bacharel em Comunicação Visual pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Engenharia de Produção na área de Inovação Tecnológica pela COPPE/ UFRJ. Atua como docente dos cursos de Design Gráfico, Comunicação Social e Jogos Digitais em diversas instituições de ensino do Rio de Janeiro, como UniCarioca, Estácio de Sá e UniFOA. Foi editor de duas revistas sobre Role Playing Games, é autor do RPG "Fantapunk" e um dos autores do RPG "Equinox". É editor da revista online "Avatar Mundos Virtuais", que aborda diferentes pontos de vista sobre as relações com os mundos virtuais, com foco em Educação. No metaverso do Second Life, desenvolveu o projeto da Universidade do Brasil Virtual, um espaço educacional independente; criou o Centro Cultural Virtual Giramundos, primeiro do gênero no Brasil, que apresentava atividades ligadas a Design, Música, Educação e Artes Plásticas. Desenvolve videocasts em machinima, "Martelo i9"e o "Martelo Mix".. |
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário