quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Como pensar o ensino a partir das novidades da tecnologia?


Esse artigo publicado no Globo Online de ontem acho que vem a nos colocar essa questão. O ensino não pode permanecer atrelado a paradigmas antigos, diante das novidades tecnológicas. Será que o futuro o(a) professor(a) enviará o material didático para seus alunos de forma semelhante? 

--------------------


Lançado 'nook', leitor de ebooks da Barnes & Noble






Carlos Alberto Teixeira
    Foi lançado hoje o nook (o "n" é minúsculo mesmo), o leitor de ebooks da livraria Barnes & Noble. O preço do aparelho é igual ao do Kindle da Amazon - US$ 259.
    O nook é o primeiro e-reader rodando o sistema operacional Android, da Google. Permite download também de jornais e revistas. Nos EUA será possível baixar esse conteúdo de graça pela rede 3G da AT&T (abrangendo mais de 190 cidades americanas) ou por uma conexão Wi-Fi (padrões b/g) em poucos segundos. O usuário dá uma vista d'olhos gratuita no título desejado e em seguida baixa-o, sendo que muitos dos itens custam US$ 9,99 e milhares de outros são gratuitos.
    O aparelho tem duas telas em uma. A escolha dos títulos se dá pela tela inferior do nook, um pequeno display LCD touchscreen colorido de 3,5 polegadas em que, com uma esfregadela de dedo, muda-se para o próximo item e com um toque seco seleciona-se-o. Quando um ebook é escolhido nessa tela, imediatamente seu conteúdo surge na tela de cima, que é um display E-Ink Vizplex não-reflexivo de 6 polegadas com 16 tons de cinza, 600x800 pixels, e que permite ao usuário variar o texto entre cinco tamanhos de fonte, além de aplicar marcadores, realçar texto, recomendar o título dando-lhe uma nota, e inserir anotações à medida que lê. Há também o recurso de busca de palavras no meio de frases usando o dicionário Merriam-Webster's Collegiate internamente armazenado no dispositivo.
    Em seu modo nativo, com 2GB internos, o aparelho permite armazenar até 1.500 ebooks, jornais e revistas. Já com a expansão de memória, por intermédio de um cartão microSD ou microSDHC com 16GB adicionais (cartões classes 2, 4 e 6 também são aceitos), o espaço de armazenamento aumenta para 17.500 títulos. Pode-se também guardar fotos, músicas e documentos pessoais. Arquivos PDF podem ser exibidos com boa qualidade sem instalação de qualquer software adicional. A loja de ebooks da B&N fica neste endereço .
    Por enquanto o dispositivo só permite leitura de ebooks em inglês, exceto no modo PDF, que contempla qualquer idioma. A partir de 30 de novembro, por meio da tecnologia proprietária LendMe, o sistema do nook possibilitará ao usuário emprestar ebooks por 14 dias de cada vez, bastando indicar o título a emprestar e enviá-lo para o nook, celular ou computador do agraciado - valerá qualquer Iphone, iPod touch, BlackBerry, PC ou Mac que tenha instalado o software Barnes & Noble eReader. Durante o período de empréstimo o dono do título não conseguirá lê-lo - isso, é claro, enquanto tal restrição não for "hackeada", o que certamente acontecerá muito antes do que se imagina.
    O sistema não permite impressão dos ebooks diretamente a partir do nook. Usuários que viajem para fora dos EUA poderão ler seus livros no nook normalmente e baixar conteúdo de suas bibliotecas particulares online por meio de Wi-Fi convencional que não tenha configuração de segurança para proxies. Mas não poderão comprar novos títulos nem assinaturas enquanto ausentes do país.
    Ao visitar a loja online da B&N usando o nook, abre-se a tela com instruções, franqueando acesso imediato a conteúdo exclusivo e descontos especiais. A empresa anunciará em breve a moleza de permitir que, se comparecer fisicamente a uma das livrarias da rede levando seu nook, o usuário possa ler livros inteiros de graça via Wi-Fi, pois tanto o conteúdo quanto o acesso sem fio serão gratuitos no estabelecimento.
    O nook tem quase o mesmo tamanho de um livro convencional, com 196,2 x 126 x 12,8mm, pesando 317g. Vem com uma bateria instalada, que pode ser recarregada via USB ou adaptador elétrico de parede. Pela rede elétrica, a bateria recarrega em 3,5h. A carga da bateria, com wireless desligado, dura dez dias. Com wireless ligado ou ouvindo música esse tempo cai para dois dias. A vida útil da bateria é de dois a três anos, podendo ser substituída pelo próprio usuário, diferentemente dos outros e-readers do mercado.
    O aparelho também funciona como tocador de MP3 para ouvir audiobooks e música, armazenando até 26h de áudio e reproduzindo em um alto-falante monaural embutido ou por um conector estéreo de 3,5mm. Arquivos PDF, MP3 e imagens são carregadas a partir do computador (via USB 2.0) ou do cartão microSD. Screensavers pessoais podem ser armazenados e exibidos nos formatos BMP, JPG, GIF e PNG, formando uma galeria de imagens. Livros eletrônicos também podem ser baixados em formatos ePub e PDB.
    O nook tem quatro opções de cores para sua capa traseira. Um quadro comparativo com o Kindle2 da Amazon pode ser visto aqui .
    A B&N aproveitou a ocasião e lançou seu blog Unbound , especializado em leitura de ebooks, com mais informações sobre o nook, que, a partir de 30 de novembro, estará disponível para degustação em toda rede de livrarias B&N.
    Mais detalhes sobre o produto podem ser vistos no site oficial nook.com

    Fonte: O Globo Online - Tecnologia - 20/10/2009

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...