terça-feira, 30 de novembro de 2010

Lançamento do livro Educação, Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social, vol. 10

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Biblioteca digital USP

Início

Estou para realizar meu sonho de consumo de ter um leitor de e-book, então tenho fuçado à net em busca de material digital que possa servir para alimentar minha biblioteca particular e encontrei na USP -Universidade de São Paulo - a Brasiliana Digital, com um acervo dedicado a assuntos brasileiros com mais de mil títulos entre livros, manuscritos, mapas, periódicos e imagens. 

Fica a dica para quem está em busca de material relevante sobre diversos temas nacionais. 

Para renovar a biblioteca

Para quem mora ou está de passagem por São Paulo, está acontecendo  até amanhã, 26/11/2011, das 09 às 21 hs, no prédio dos cursos de História e Geografia, na Cidade Universitária.


São mais de 130 editoras com o compromisso de oferecer livros com desconto mínimo de 50%! Vale a pena conferir. 


Mais informações veja no site da EDUSP.





segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Bibliotecas virtuais

Achei essa página no Uol, com uma lista interessante de bibliotecas virtuais pelo mundo, dividida em sessões de Dissertações e Teses, Instituições Acadêmicas, Documentos históricos, Literatura, Ciência e Tecnologia, Escolar, Estudos Jurídicos, Música, Saúde e Medicina e Variedades.

Vale a pena deixar guardada para acessar quando preciso: UOL Bibliotecas Virtuais

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Estratégias de Ensino-aprendizagem

Tem bastante texto na internet e diversos livros publicados que apresentam diferentes dinâmicas e estratégias de ensino-aprendizagem para serem utilizados em sala de aula. Poucos destes são direcionados à área da Arquitetura, Urbanismo, Engenharia Civil ou áreas afins. 

No ano passado foi publicado no XXVI - ENSEA Encontro Nacional Sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo, o artigo intitulado Estratégias e Dinâmicas no ensino de Arquitetura e Urbanismo de autoria de Matheus Machado Cremonese (geógrafo) e das arquitetas Christine Fontenele EkstermanPatrícia Fraga Rocha Rabelo que, de maneira resumida e direta, classifica e exemplifica estratégias de ensino de acordo com o foco da aprendizagem e algumas dinâmicas de grupo que podem ser utilizadas para complementar o arsenal didático dos professores nessas áreas do conhecimento. 
Vale a pena conferir!

Influências das Novas Tecnologias de Informação no ensino superior.

Didática Aplicada à Arquitetura (UFF - 2010.2)
Aula nº11: Influências das NTI`s no ensino superior.
Colaboradora: Michelle Bulhões
Objetivo:
Analisar as inovações na educação com a inserção de novas tecnologias de informação e comunicação no ensino superior, assim como as potencialidades e dificuldades em torno do uso destas tecnologias nas práticas educacionais.
Desenvolvimento da aula:
A orientação para a aula virtual está disponível no PLANO DE AULA.
Atividades propostas:
Após ler o Plano de Aula, os alunos deverão realizar as seguintes atividades:
1. Ver o material disponível na apresentação em PowerPoint:
2. Escolher um dos materiais do Professor Rivoltella (entrevista do site ou o vídeo) para complementar o entendimento do assunto;
3. Buscar reportagem sobre o assunto;
4. Inserir os pontos importantes da reportagem pesquisada no arquivo PowerPoint, em um ou no máximo dois slides por aluno, a fim de construir um arquivo único feito pela turma (o arquivo está compartilhado no Google Docs, de modo que cada um insere seus slides e salva e assim ele vai gravando todas as participações);
5. Postar comentário nesse fórum de discussão aqui no blog sobre sua experiência (aspectos positivos, dificuldades) na presente aula virtual e sua avaliação sobre a mesma.



sábado, 13 de novembro de 2010

Educação e culinária

Sou fã de carteirinha do Rubem Alves e acabo de ler seu último livro. Sempre com textos que nos fazem pensar, trago um trecho para compartilhar e refletir:

Muitos pensam que o problema da educação no Brasil é a falta de recursos. É verdade que há falta de recursos. É mentira que se eles vierem a existir a educação vai ficar inteligente. Cozinha que faz comida ruim não se transforma em cozinha que faz comida boa pela compra de panelas importadas. Culinária se faz com sonho. Educação se faz com sonho. Os grandes mestres na história da humanidade só tinham, à sua disposição, um recurso: a fala.
(Rubem Alves, Do universo à jabuticaba, 2010, pag. 233)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...